Vale mesmo a pena contratar um plano de tratamento odontológico?
Para evitar o surgimento de problemas odontológicos, as melhores alternativas são: manter bons hábitos de higiene e alimentação e consultar um dentista regularmente. No entanto, algumas vezes os pacientes acabam falhando nessas medidas e o aparecimentos de doenças bucais é inevitável. Nesses casos, o custo dos tratamentos pode ser bastante elevado caso o paciente não possua um bom plano de tratamento odontológico.
A principal vantagem obtida com a contratação de um plano de tratamento odontológico é a variedade de tratamentos e procedimentos cobertos pelo plano. Além disso, ao invés de pagar por cada consulta, exame ou procedimento realizado, o paciente realiza o pagamento de uma única mensalidade, que inclui a realização de todos os serviços e tratamentos necessários, desde que façam parte do pacote contratado.
Serviços cobertos pelo plano de tratamento odontológico
A definição dos procedimentos que possuem cobertura obrigatória pelo plano de tratamento odontológico é realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ligada ao Ministério da Saúde, a ANS atua na regulação e fiscalização dos planos de saúde, tanto os médicos como os odontológicos. Entre os tratamentos e procedimentos que possuem cobertura garantida pelo plano, é possível destacar:
- Cirurgia de extração;
- Polimento coronário;
- Tratamento de canal;
- Restaurações e tratamentos de cáries;
- Remoção de tártaro e placa bacteriana.
É importante ressaltar que os procedimentos considerados estéticos (clareamentos, implantes dentários, colocação de lentes de contato e facetas, entre outros) normalmente não possuem cobertura obrigatória pelo plano de tratamento odontológico. Para os segurados que possuem interesse na realização de algum deles, é preciso buscar opções de planos que englobem esse segmento, mas é preciso lembrar que os valores certamente serão mais elevados.
O valor cobrado pela mensalidade de um plano de tratamento odontológico está diretamente ligado ao pacote de procedimentos e tratamentos cobertos pelo plano. No caso dos planos mais básicos, os valores devem ser mais baixos, e podem ser a melhor opção para pacientes sem condições preexistentes. Já os planos mais completos e diferenciados (com cobertura para procedimentos estéticos, por exemplo), possuem mensalidades com valores mais elevados.
Além do pacote de procedimentos cobertos, o preço da mensalidade de um plano de tratamento odontológico também é influenciado por questões como a reputação e a experiência de mercado da operadora do plano. Hoje em dia existem muitas opções de operadoras e, por esse motivo, é fundamental pesquisar e avaliar todas elas para escolher a que possua o melhor atendimento.
Pesquise a reputação das operadoras e planos
Para avaliar a reputação e a confiabilidade de uma operadora de plano de tratamento odontológico, os clientes podem consultar a ANS, que é responsável por informar irregularidades cometidas pelos planos e operadoras, evitando danos e prejuízos aos segurados. Além disso, vale a pensa consultar avaliações e depoimentos de segurados atuais e antigos do plano analisado. Sites e fóruns de discussão especializados costumam oferecer a possibilidade de trocar informações relevantes sobre os temas, o que é uma boa ajuda na hora de escolher um plano de saúde odontológico.