Plano dentário preço pode gerar dúvidas entre os segurados
Antes de realizar a contratação de um plano de saúde odontológico, muitas pessoas ficam em dúvida sobre plano dentário preço. Apesar de oferecer uma série de vantagens aos segurados, muitos deles podem considerar que não possuem condições para investir na contratação do serviço. No entanto, é importante ressaltar que, hoje em dia, as seguradoras oferecem opções de planos que são adequadas para diferentes realidades.
Para encontrar opções de plano dentário preço que sejam economicamente viáveis e oferecem outras vantagens e benefícios, é importante avaliar com atenção das opções de planos e seguradoras disponíveis no mercado, desde que possuam uma boa avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é responsável por regular e fiscalizar a atuação dos planos de saúde médicos e odontológicos.
Quais fatores influenciam o plano dentário preço?
É importante ressaltar que, os pacientes que possuem um plano odontológico economizam mais com a realização de consultas, procedimentos e tratamentos dentários. Isso é possível porque a mensalidade paga pelo plano já inclui a realização dos serviços que possuem cobertura pelo plano, inclusive em situações de urgência e emergência. Apesar disso, o plano dentário preço varia por diferentes razões.
Para saber se o plano dentário preço é compatível com o mercado e com a qualidade do serviço oferecido, os segurados devem avaliar, entre outros aspectos, os seguintes fatores:
- Reputação da operadora;
- Tipo de contrato estabelecido;
- Procedimentos e tratamentos cobertos;
- Profissionais e estabelecimentos credenciados.
A reputação da operadora do plano odontológico pode influenciar o plano dentário preço. Hoje em dia o mercado de planos odontológicos vem crescendo e, por essa razão, muitas operadoras que já ofereciam opções de planos de saúde médicos têm investido nesse segmento. Dessa forma, as operadoras que já estão estabelecidas no mercado e são reconhecidas pelos segurados e concorrentes normalmente oferecem planos mais caros.
Outro fator que possui influência no plano dentário preço é o tipo de contrato estabelecido. Os planos do tipo individual são mais caros, em comparação aos planos odontológicos coletivos (que podem ser familiares ou empresariais). Os planos coletivos são mais vantajosos porque incluem mais pessoas na negociação, o que acaba abaixando os valores. No entanto, ainda é mais vantajoso obter um plano do que realizar um tratamento particular.
Em relação ao tipo de plano, o plano dentário preço mais baixo é referente aos planos básicos, que não possuem uma grande variedade de profissionais e procedimentos cobertos. Já os planos mais completos, inclusive os que oferecem cobertura para procedimentos estéticos (clareamentos e implantes dentários, por exemplo), são os mais caros do mercado, e devem ser contratados pelos segurados com necessidades específicas de tratamento.
O tipo de plano também está ligado à rede credenciada. No caso dos planos mais completos, a rede credenciada normalmente é mais variada, o acaba aumentando o plano dentário preço. Além de influenciar o valor cobrado pela mensalidade, a rede credenciada é importante para garantir que os segurados poderão escolher onde e com quem serão atendidos, considerando a qualificação, a estrutura e a locação dos profissionais e estabelecimentos.
Consulte as operadoras para informações precisas
A definição do plano dentário preço, como é possível perceber, depende de diferentes fatores. Por essa razão, é fundamental que os clientes compreendam que a maneira mais confiável de saber qual o preço cobrado por um determinado plano é consultar as operadoras. Assim, o setor responsável avaliará o perfil do segurado para indicar a melhor opção.